A Escola Técnica Estadual de Presidente Prudente foi criada em 3 de junho de 1942, com o nome de Escola Prática Agrícola de Presidente Prudente, tendo como objetivo principal a formação de Líderes Rurais e Profissionais Agrícolas de 2º Grau.
Ao longo destes mais de setenta anos a unidade passou por várias transformações, o que é normal em uma Instituição Escolar voltada para preparar alunos para o trabalho.
Desde 1994 a unidade faz parte do CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, Autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, assim sendo, incorpora a filosofia de trabalho inovadora da Instituição mantenedora. Há uma busca incessante de recursos com a finalidade de gerir o processo ensino-aprendizagem, na construção de competências e habilidades dos profissionais colocados no mercado de trabalho. Os docentes e funcionários desta unidade são sabedores de que “ensinar é algo de profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe dos educandos, é essencial à prática educativa progressista". Portanto, torna-se imprescindível "solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo saber articulado" (FREIRE,1997).
No ano de 1995, através da parceria CEETEPS – VITAE, a escola foi contemplada com a implantação do Projeto Cooperativa-Escola dos Alunos. Projeto este que veio a desencadear novas posturas na escola, tornando os alunos mais atuantes e participativos e os professores mais dinâmicos. Naquela oportunidade recebeu-se ainda uma viatura Kombi, um microcomputador, uma impressora e vários cursos de capacitação, o que nos permitiu dar início a uma nova etapa, como por exemplo, o controle por parte dos alunos, ainda que básico, dos setores então geridos pela Cooperativa, assim como nos permitiu a utilização do veículo para iniciar a entrega dos excedentes agropecuários a serem comercializados e propiciando visitas técnicas mais freqüentes aos alunos, visto que até então não havia nenhum meio de transporte de escolares. A Cooperativa-Escola tem como objetivo implementar um controle efetivo de todos os setores produtivos da Etec.
Uma grande preocupação da equipe escolar está na vontade de se trabalhar de forma constante com a interdisciplinaridade.
Mais recentemente, a unidade foi contemplada com recursos do Governo do Estado para reforma das estruturas físicas, o que nos permitiu melhorias em pontos estratégicos, tais como: laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Sementes, além da reforma de uma grande área (aproximadamente duzentos e vinte metros quadrados) para implantação da nova biblioteca escolar, inaugurada em novembro de 2005. Estas reformas físicas foram contrapartida de um novo concurso Vitae vencido pela unidade escolar.
A partir de 2005, com a elaboração dos Planos Diretores das Etec Agrícolas, o Centro Paula Souza pode investir na aquisição de maquinários, implementos, equipamentos e até na contratação de novos servidores, visando ao atendimento das necessidades. Foi nesta oportunidade que a Etec recebeu do Ceeteps uma van, dando a capacidade de locomoção aos alunos e docentes para as atividades externas, de extensão rural e de participação em feiras e outros eventos educacionais.
Com as reformas de acessibilidade iniciadas em 2010, a escola hoje conta com rampas e elevador que dão acesso a todos os ambientes da unidade escolar, podendo assim atender a todos sem nenhuma restrição.
Ainda em 2010, a unidade conquistou mais um concurso Vitae, com o título de Agroindústria e comercialização de leite e derivados, o que ampliará para os cursos de agropecuária a visão de toda a cadeia produtiva do leite realizada em nossa unidade escolar. O valor de investimentos para o respectivo projeto foi de R$ 673.245,00.
No 2º semestre de 2011 a ETEC passou a contar com duas classes descentralizadas em Narandiba, com os cursos Técnicos em Administração e em Açúcar e Álcool. A partir de 2015 os cursos em desenvolvimento nas Classes Descentralizadas de Narandiba, passaram a ser Logística e Açúcar e Álcool. Também em 2015 iniciou-se 1 Classe Descentralizada na cidade de Estrela do Norte, com o curso Técnico em Logística.
No início do ano letivo de 2014 a escola contava com 854 matrículas e 116 servidores (docentes/técnico-administrativos). A unidade oferecia ainda alojamento para 80 alunos.
No início do ano letivo de 2016, a escola conta com 885 alunos matriculados e 96 servidores (docentes/técnico-administrativos). A unidade oferece alojamento para 65 alunos no ano de 2016.
Em 2012, iniciou-se uma grande reforma na unidade de ensino, com a construção de mais 10 salas, Laboratório de leite com vestiário, quadra poliesportiva com vestiário e arquibancada, calçamento e cobertura das passarelas, apartamentos na moradia estudantil, incluindo em cada bloco um apartamento com acessibilidade. Também um prédio do programa Via Rápida foi construído nos anos de 2012 e 2013. Obras que foram concluídas em 2013 e teve sua inauguração em maio de 2014 pelo Governo do Estado.
No 2º Semestre de 2015 e durante ano de 2016, a unidade escolar contou com uma Classe Descentralizada na cidade de Estrela do Norte, com o curso Técnico em Logística, porém não tendo continuidade em 2017.
Por outro lado, a Classe Descentralizada na cidade de Narandiba, completa 10 anos de parceria com a Etec em 2017; com o desenvolvimento dos cursos Técnicos de Administração e Açúcar e Álcool no 1º semestre deste ano. Já para o 2º semestre de 2017, a previsão é continuar com o curso Técnico em Administração e iniciar um novo curso, o Técnico em Recursos Humanos.
Em 2018 a Etec completou 76 anos de atividades educacionais, constituindo-se em motivo de grande satisfação para a comunidade escolar.